segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Ambiente: Mata Atlântica

Tentamos preservar ao máximo os poucos 7 hectares de Mata Atlântica que nos pertence. Sabemos da importância dessa consciência, tanto para as Uruçus quanto para nós, seres humanos.
A Mata Atlântica do sítio é original, e vêm sendo preservada à centenas de anos. Grande parte da floresta permanece intacta -- ainda sofremos da retirada de madeira ilegal por parte de moradores de comunidades próximas ao sítio. Uma pena, já que o mundo vive carente de lugares onde se possa respirar um ar sem poluentes.

Buscamos não lutar contra predadores como o Cupim (Coptotermes formosanus), Saúvas (Atta cephalotes) ou qualquer outro animal que prejudique a mata, assim como não retiramos árvores caídas por ação de chuvas, podres, ou algo do tipo. Acreditamos que tudo isso faz parte de um ciclo da natureza, e caso tentemos alterá-lo, podemos interferir no processo natural da floresta.

A abelha Uruçu, nativa da Mata Atlântica, vem se adaptando bem as condições que dispomos. Além da Mata Atlântica, possuímos um pequeno plantio de coqueiros (Cocos nucifera), e pés de pitanga, acerola, jambo, jaca, manga, laranja, tangerina, acabate, goiaba, jabuticaba, etc. Frutíferas que colaboram para a alimentação das nossas abelhas.

Um dos principais objetivos da criação de abelhas Uruçu é, também, reflorestar a Mata Atlântica na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário